quinta-feira, 15 de maio de 2014

Emagrece-te ti mesmo(a) - teu corpo, teu aliado, demonstre sua gratidão!


Pela minha experiência, o cultivo da gratidão pelas funções cumpridas pelo nosso corpo humano é uma porta aberta para iniciar uma nova aliança entre alma e corpo material. A cada vez que nossa memória nos lembra daquilo que precisa ser feito, por que não agradecer? Essa atitude de gratidão e ênfase da atenção sobre as bênçãos recebidas colabora para nosso bem-estar, diferentemente de quando praguejamos ou nos repreendemos duramente ao nos esquecermos de algo importante, reclamarmos da falha da memória...

-Então o ideal é fingir que não há nada de errado e virar uma Polyana? Isso não vai fazer os problemas desaparecerem! – seria um comentário sensato.

Negar as situações desagradáveis ou frustrações – que muitos chamam de “problemas” – realmente não tende a solucionar nada. Há uma diferença entre dar ênfase àquilo que rotulamos de “ruim” - dramatizar – e reconhecer a realidade, mesmo que não seja prazerosa/agradável, para, em seguida, assumir uma atitude mais neutra que pressupõe que “bom” e “mau” fazem parte da vida, cada um a seu momento, sem pretender se agarrar ao prazer nem fugir da dor. Essa atitude neutra pode ser um sinônimo da equanimidade que tende a surgir em nós quando passamos a enxergar os “problemas” como oportunidades desafiadoras para aprender e amadurecer.

-É tudo uma questão de perspectiva? Como é que uma gripe pode deixar de ser um problema e vir a ser uma “oportunidade”? Ficar gripado atrapalha a vida de qualquer um! – você pode argumentar.

Um espirro ou uma tosse podem ser percebidos como bênçãos, pois são eficientes mecanismo de purificação das vias respiratórias em ação, é o nosso corpo trabalhando para se defender de ameaças à saúde. Os xaropes expectorantes atuam para facilitar a tosse, ajudando os mecanismos naturais de defesa do corpo humano. O processo da gripe é um processo de limpeza e eliminação daquilo que ameaça a saúde. Não é agradável ter a rotina interrompida, mas o processo de autodefesa preservadora do corpo humano pode ser visto de uma perspectiva que inspire gratidão... Já que não foi possível prevenir a gripe e adoecemos, qual atitude escolheremos para auxiliar o nosso corpo a se curar mais depressa: torcer a favor e ter gratidão por seu trabalho de autodefesa ou reclamar da demora e criticar os métodos de autodefesa?

O corpo é inteligente em seus processos de autopreservação e de busca/manutenção do equilíbrio – respiramos, comemos, bebemos, eliminamos aquilo que não nos serve, repousamos, registramos memórias, entre outras funções sagradas.

- Então até ir ao banheiro é uma “função sagrada”? – alguém poderia debochar.

A Vida pode ser percebida como algo sagrado? Se sim, então as funções que preservam a vida servem àquilo que é sagrado e podem ser entendidas como funções sagradas. Afinal, quem é que vai sobreviver se ninguém põe o “lixo” alimentar para fora? Ou você acha que o cérebro é o único órgão onde se manifesta inteligência? Você sabia que o Sistema Nervoso Entérico (SNE), uma rede de neurônios que integram o sistema digestivo, é chamado de “2º cérebro” por cientistas?

O Sistema Nervoso Entérico (SNE) é formado por neurônios e células nervosas que se alinham ao intestino. O SNE contém: a mesma quantidade de células nervosas que o cordão espinhal, 90% da serotonina e 50% da dopamina do corpo humano (fonte: http://www.sanescohealth.com/trust-your-gut-the-bodys-second-brain/). Note que, se não fosse pelo sistema digestório e pelo SNE, você não seria capaz de transformar elementos do seu meio-ambiente em energia utilizável, energia capaz manter a Vida a nível celular.
Então sugiro o cultivo da gratidão – diga a seu corpo em voz baixa ou mentalmente o quanto aprecia e é grato(a) por suas funções cumpridas, ao longo do dia. Isso poderá ajudar você a tornar seu corpo um aliado, um amigo fiel, e você poderá começar a perguntar ao corpo “do que precisa agora?” ou “como posso facilitar seu trabalho” e pode ser que você comece a “escutar” as respostas nos sinais que o corpo envia. Escutar o corpo e dispor-se a atender seus pedidos de ajuda pode prevenir que o corpo use sinais mais “radicais” para pedir socorro, sinais como doenças ou crises (no caso das doenças crônicas já instaladas).

Lembre-se de porque é importante cultivar um bom relacionamento com seu corpo, baseado em amizade, respeito, amor, perdão, cooperação e comunicação sincera:
aprenda a escutar seu corpo, aprenda quais são suas exatas e verdadeiras necessidades para seu desempenho máximo, aprenda a ser mais saudável e, como se fosse um brinde incluso no pacote, aprenda a emagrecer sem dietas ou um programa rígido de exercícios físicos.




Um comentário:

  1. REALMENTE PAREI PARA REFLETIR E COMO SOU INGRATA COM MEU CORPO, COMO AINDA NAO PERMITO CRESCER COM OS MEUS PROBLEMAS DE SAÚDE ESPIRITUAL. OBRIDADA PELA MENSAGEM AMIGA QUERIDA. VIVIANE

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo(a)! Comente à vontade e, por favor, assine com seu primeiro nome/cidade/país ou escreva seu id Facebook para mantermos contato, agradeço desde já.
Welcome! Feel free to comment and please identify yourself by your first name/city/country or write down your Facebook ID so that we can keep in touch, thanks in advance.